Por que perder peso não tem nada a ver com sua auto-estima

Muitos dieters experimentaram o ciclo de determinação e arrependimento que vem com a tentativa de emagrecer. Você começa a manhã declarando que hoje é o dia em que começará a se alimentar de maneira mais saudável, apenas para bater na máquina de venda automática na hora do almoço – e logo depois se convencer de que, se apenas se amasse mais, poderia conquistar seus impulsos. Se isso parece familiar demais, é hora de começar a mudar sua dinâmica com a comida.

Como você pode quebrar o ciclo? Comece descartando o equívoco de que a baixa auto-estima, causada por excesso de peso ou problemas emocionais subjacentes, leva a más escolhas alimentares, diz Susan Peirce Thompson, autora e fundadora da Bright Line Eating . De fato, é o contrário.

Quando alguém promete mudar seus hábitos alimentares e acaba sucumbindo a comer junk food, parece que a pessoa está se comprometendo. “Na superfície, parece um ato de auto-mutilação ou auto-traição”, explica Thompson. “Geralmente, não prejudicamos ou traímos as pessoas, a menos que haja algo [errado], como falta de amor ou um problema psicológico subjacente.” Mas a verdade é muito mais complexa do que isso.

Este é o seu cérebro em uma dieta

Por que o cérebro está lhe dando dicas tão poderosas para comer alimentos que você prometeu evitar poucas horas atrás? Uma grande parte da responsabilidade recai sobre a leptina, o hormônio que nos diz que estamos cheios e que paramos de comer. O problema ocorre quando há resistência à leptina. “Essencialmente, há muita leptina circulando no sistema de uma pessoa, mas o cérebro não a reconhece devido aos altos níveis de insulina e inflamação”, explica o Dr. Thompson.

“Para as pessoas que têm resistência à leptina, elas podem pensar em dizer o que estão comendo, mas na verdade não sabem”, diz Thompson. “Porque sem leptina, eles nunca se sentem cheios e o cérebro está continuamente incitando o corpo a comer.”

E essas pistas são poderosas. Por exemplo: não importa o quanto você tente prender a respiração, em um determinado momento, quando seu cérebro considerar que não está recebendo o oxigênio necessário, ele o levará a inalar. Você não tem escolha no assunto.

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“A comida é conectada dessa maneira”, diz o Dr. Thompson. “Se o seu cérebro estiver convencido de que você não tem combustível suficiente a bordo, ou se você reduziu a quantidade de comida [ao ponto] que decidiu ser perigosa, ela o forçará a comer”. depois, explique uma série de justificativas sobre o motivo pelo qual você deve distribuir essa entrega ou fast-food – como se teve uma semana longa ou simplesmente não tem tempo para montar uma refeição saudável. “Quando você cava e come essa comida, é o seu cérebro resistente à leptina que está convencido de que você precisa”, diz Thompson.

Isso leva ao ciclo de uma pessoa se comprometer a iniciar a dieta mais recente, se mobilizando um pouco, fazendo com que seu cérebro sabote seus planos e coma algo prejudicial – e depois se repreenda por cometer um erro.

“A única maneira de explicar esse comportamento é concluir que eles não devem amar a si mesmos, não devem se valorizar, não devem se preocupar consigo mesmos, porque se o fizeram, por que continuariam se machucando?”, Diz Thompson. Eventualmente, a pessoa tenta anestesiar-se com mais comida e o ciclo continua.

Como quebrar o ciclo

Felizmente, o Bright Line Eating Boot Camp ajudou milhares de pessoas a sair dessa armadilha. Quão? “Nós damos aos participantes um plano alimentar muito, muito claro, sem ambigüidade sobre que tipos de alimentos comer”, explica Thompson. “Não há açúcar nem farinha [no plano], então o que vai acontecer é que os níveis de insulina vão diminuir muito rápido, e três refeições por dia sem nada entre as mesmas permitem que a digestão se complete completamente”.

Com o tempo (exatamente quanto tempo depende da pessoa), a leptina mais uma vez começa a fazer seu trabalho de dizer ao cérebro que está saciada, e os dieters logo se sentirão cheios e satisfeitos. “Eles não vão mais lutar contra sua psicologia”, diz ela, acrescentando que a maioria das pessoas começa a ver mudanças significativas dentro de uma semana após cortar alimentos com açúcar e farinha.

Com o plano Bright Line Eating, é apresentado um roteiro detalhado de como montar as refeições. “O objetivo é comer apenas e exatamente isso”, diz Thompson, incluindo medir cada pedaço de comida até 30 gramas. “Isso cria clareza e integridade”, diz ela.

Aqueles que se espancaram no passado não confiam mais em si mesmos com comida, mas, ao seguirem o plano, começam a reconstruir essa confiança em si mesmos. “Eles batem a cabeça no travesseiro e pensam: ‘Holy Smokes, acabei de fazer’ ‘”, diz Thompson. ‘Comi exatamente o que disse que faria e me sinto como um milhão de dólares.’ E assim, eles reconstroem sua integridade, tijolo por tijolo, um dia de cada vez. ”

Milhares de pessoas que participaram do Bright Line Eating Boot Camp conseguiram transformar suas vidas e reconstruir sua auto-estima por esse caminho, com uma boa dose de apoio da comunidade, diz Thompson. “Isso libera as pessoas dessa conversa incessante no cérebro sobre calorias, peso e libras, para que possam realmente estar abertos a contribuir com seus dons para o mundo e se sentirem felizes e pacíficos”, explica ela. O aumento da auto-estima não é o único benefício. Estudos mostraram que, para os obesos, atingir um IMC normal é surpreendentemente raro – menos de 1% o alcançará em um determinado ano. Mas os participantes do Bright Line Eating Boot Camp têm uma taxa de sucesso 55 vezes maior. “Se você deseja alcançar o praticamente inatingível, precisa encontrar um caminho que funcione comprovadamente e deve cumpri-lo com precisão”, diz ela. “Você apenas tem que seguir o plano.”

Thompson enfatiza que é fundamental não deixar de experimentar esta nova maneira de comer – mesmo que você esteja ocupado, lidando com um momento agitado em sua vida ou esteja nervoso em dar o primeiro passo. “Encorajo as pessoas que realmente querem que isso não se venda a descoberto e acho que podem aceitar algum tipo de atalho”, diz ela. “Se as pessoas me derem duas semanas , verão que tudo muda e é muito mais factível do que imaginavam”, diz ela. “… Este não é um programa para pessoas que precisam, é para pessoas que querem.”

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