Medicação e terapia para ajudá-lo a sair do cigarro

Existem muitos métodos diferentes que ajudaram as pessoas a abandonar o hábito de fumar. Embora você possa ter sucesso com o primeiro método que tentar, provavelmente precisará tentar vários métodos diferentes ou uma combinação de tratamentos para encontrar os que funcionam melhor para você.

Medicamentos

Os medicamentos para parar de fumar podem aliviar os sintomas de abstinência e reduzir os desejos. Eles são mais eficazes quando usados ​​como parte de um programa abrangente de parar de fumar monitorado pelo seu médico. Converse com seu médico sobre suas opções e se um medicamento antitabaco é adequado para você. As opções aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA são:

Terapia de reposição de nicotina. A terapia de reposição de nicotina envolve a “substituição” de cigarros por outros substitutos da nicotina, como goma de nicotina, adesivo, losango, inalador ou spray nasal. Alivia alguns dos sintomas de abstinência, fornecendo doses pequenas e constantes de nicotina em seu corpo, sem os alcatrões e gases venenosos encontrados nos cigarros. Esse tipo de tratamento ajuda você a se concentrar em quebrar seu vício psicológico e facilita a concentração em aprender novos comportamentos e habilidades de enfrentamento.

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Medicação não nicotina. Esses medicamentos ajudam a parar de fumar, reduzindo os desejos e os sintomas de abstinência sem o uso de nicotina. Medicamentos como bupropiona (Zyban) e vareniclina (Chantix, Champix) destinam-se apenas a uso a curto prazo.

O que você precisa saber sobre cigarros eletrônicos (vaping)

Enquanto algumas pessoas acham que o vaping pode ajudá-los a parar de fumar, o FDA não aprovou o vaping como um método para parar de fumar. E notícias recentes até associaram o vaping a doenças pulmonares graves, o que suscitou muitas perguntas sobre a segurança do vaping. Aqui está o que você precisa saber:

  • Nos Estados Unidos, o FDA não regula produtos de cigarro eletrônico.
  • O FDA alerta que o vaping “não é seguro para jovens, adultos jovens, mulheres grávidas ou adultos que atualmente não usam produtos de tabaco”.
  • É difícil sempre saber exatamente o que há nos cigarros eletrônicos.
  • O líquido usado em alguns cigarros eletrônicos contém nicotina, que tem muitos efeitos negativos à saúde. Pode levar a pressão alta e diabetes e pode ser especialmente perigoso para o cérebro em desenvolvimento de crianças e adolescentes.
  • Não há informações disponíveis sobre os efeitos a longo prazo que o vaping pode ter na sua saúde.
  • Até que se saiba mais, as autoridades federais e estaduais recomendam evitar todos os vapores.

Terapias alternativas

Há várias coisas que você pode fazer para parar de fumar que não envolvem terapia de reposição de nicotina, vaping ou medicamentos prescritos. Esses incluem:

Hipnose – Esta é uma opção popular que produziu bons resultados para muitos fumantes que lutam para parar de fumar. Esqueça tudo o que você pode ver dos hipnotizadores de palco, a hipnose funciona colocando-o em um estado profundamente relaxado, onde você está aberto a sugestões que fortalecem sua determinação em parar de fumar e aumentam seus sentimentos negativos em relação aos cigarros.

Acupuntura – Uma das mais antigas técnicas médicas conhecidas, acredita-se que a acupuntura funcione desencadeando a liberação de endorfinas (analgésicos naturais) que permitem ao corpo relaxar. Como um auxílio para parar de fumar, a acupuntura pode ser útil no gerenciamento dos sintomas de abstinência.

Terapia Comportamental – A dependência da nicotina está relacionada aos comportamentos habituais ou rituais envolvidos no fumo. A terapia comportamental se concentra no aprendizado de novas habilidades de enfrentamento e na quebra desses hábitos.

Terapias motivacionais – Os livros e sites de auto-ajuda podem fornecer várias maneiras de motivar-se a deixar de fumar. Um exemplo bem conhecido é o cálculo da economia monetária. Algumas pessoas conseguiram encontrar a motivação para desistir apenas calculando quanto dinheiro economizarão. Pode ser o suficiente para pagar as férias de verão.

O tabaco sem fumaça ou cuspir NÃO é uma alternativa saudável ao fumo

O tabaco sem fumaça, também conhecido como tabaco para cuspir ou mascar, não é uma alternativa segura para fumar. Ele contém o mesmo produto químico viciante, a nicotina, contido nos cigarros. De fato, a quantidade de nicotina absorvida pelo tabaco sem fumaça pode ser de 3 a 4 vezes a quantidade fornecida por um cigarro.

O que fazer se você escorregar ou recair

A maioria das pessoas tenta parar de fumar várias vezes antes de abandonar o hábito para sempre, por isso não se machuque se você escorregar e fumar um cigarro. Em vez disso, transforme a recaída em uma recuperação, aprendendo com o seu erro. Analise o que aconteceu logo antes de começar a fumar novamente, identifique os gatilhos ou os problemas em que se deparou e faça um novo plano para parar de fumar que os elimine.

Também é importante enfatizar a diferença entre um deslize e uma recaída. Se você começar a fumar novamente, isso não significa que você não pode voltar ao carro. Você pode optar por aprender com o deslize e deixá-lo motivá-lo a se esforçar mais ou pode usá-lo como uma desculpa para voltar ao seu hábito de fumar. Mas a escolha é sua. Um deslize não precisa se transformar em uma recaída total.

Você não é um fracasso se escorregar. Isso não significa que você não pode desistir definitivamente.

Não deixe que um deslize se torne um deslizamento de terra. Jogue fora o resto do pacote. É importante voltar à pista de não fumantes o mais rápido possível.

Olhe para o seu registro de saída e sinta-se bem com o tempo que passou sem fumar.

Encontre o gatilho. Exatamente o que fez você fumar de novo? Decida como você vai lidar com esse problema na próxima vez em que ele surgir.

Aprenda com sua experiência. O que tem sido mais útil? O que não deu certo?

Você está usando um medicamento para ajudá-lo a sair? Ligue para o seu médico se você começar a fumar novamente. Alguns medicamentos não podem ser usados ​​se você estiver fumando ao mesmo tempo.

Ajudando um ente querido a parar de fumar

É importante lembrar que você não pode fazer um amigo ou ente querido desistir de cigarros; a decisão tem que ser deles. Mas se eles decidirem parar de fumar, você poderá oferecer apoio e incentivo e tentar aliviar o estresse de parar de fumar. Investigue as diferentes opções de tratamento disponíveis e converse com o fumante; apenas tome cuidado para nunca pregar ou julgar. Você também pode ajudar um fumante a superar os desejos, realizando outras atividades com ele e mantendo os substitutos do cigarro, como chiclete, à mão.

Se um ente querido escorregar ou recair, não faça com que se sintam culpados. Parabenize-os pelo tempo que passaram sem cigarro e incentive-os a tentar novamente. Seu apoio pode fazer toda a diferença em ajudar seu ente querido a acabar com o hábito para sempre.

Ajudando um adolescente a sair

A maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro por volta dos 11 anos de idade e muitos são viciados quando completam 14 anos. O uso de cigarros eletrônicos (vaping) também disparou drasticamente nos últimos anos. Embora as implicações para a saúde do vaping ainda não sejam totalmente conhecidas, o FDA adverte que não é seguro para adolescentes e sabemos que os adolescentes que praticam vapores têm maior probabilidade de começar a fumar cigarros. Isso pode ser preocupante para os pais, mas é importante apreciar os desafios únicos e a pressão que os adolescentes enfrentam quando se trata de parar de fumar (ou vaping). Embora a decisão de desistir seja do próprio fumante adolescente, ainda existem muitas maneiras de ajudar.

Dicas para pais de adolescentes que fumam ou fumam

  • Descubra por que seu filho está fumando ou vaping; eles podem querer ser aceitos pelos colegas ou procurar atenção de você. Em vez de fazer ameaças ou ultimatos, fale sobre quais mudanças podem ser feitas na vida deles para ajudá-los a parar de fumar.
  • Se seu filho concordar em desistir, seja paciente e dê apoio ao longo do processo.
  • Dê um bom exemplo ao não se fumar. Os pais que fumam são mais propensos a ter filhos que fumam.
  • Saiba se seus filhos têm amigos que fumam ou fumam. Converse com eles sobre como recusar um cigarro ou cigarro eletrônico.
  • Explique os perigos para a saúde e os efeitos colaterais desagradáveis ​​que o fumo pode ter em sua aparência (como mau hálito, unhas e dentes descoloridos).
  • Estabeleça uma política para não fumantes em sua casa. Não permita que ninguém fume ou fume dentro de casa a qualquer momento.

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