Insônia: definição, causas e conseqüências

Falamos sobre a insônia é quando temos uma dificuldade em adormecer na hora de dormir (insônia inicial), ou ao fazer despertares frequentes ou prolongados, ou, finalmente, quando acordamos cedo na manhã com uma incapacidade de dormir novamente. 

Uma pessoa pode sofrer de uma mistura desses sintomas ou pode mudar com os sintomas ao longo do tempo.

Levar mais de 30 minutos para adormecer, ou passar mais de 30 minutos acordados no meio da noite, com uma duração de sono inferior a 6:30 por noite representa um problema de insônia. Se você dorme 6 ou 7 horas por noite e se sentir descansado no dia seguinte, você não sofre de insônia. Se você tiver dificuldade em adormecer ou adormecer pelo menos três vezes por semana, provavelmente terá insônia.

A insônia é mais um problema de vigília do que de sono . 
Podemos sofrer de insônia transitória (problemas de preocupações da vida), médio prazo (as coisas ainda podem ficar resolvido ou degradar) ou longo prazo: insônia se torna crônica.

Quem é afetado pela insônia?

Praticamente todos podem ter problemas de insônia em algum momento de suas vidas. Não existe um perfil típico de personalidade, mas alguns fatores aumentam o risco de ter problemas de insônia:

– Envelhecimento : As pessoas sofrem mais de insônia ao avançar em idade, porque o envelhecimento do cérebro altera o funcionamento do relógio biológico.

– Ser mulher : em geral, as mulheres parecem mais propensas à insônia, enquanto os homens são mais propensos a outros distúrbios, como a apneia do sono. Alterações hormonais (menstruação, gravidez, menopausa) podem explicar em parte porque as mulheres são mais afetadas pela insônia.

– Ter uma história familiar de insônia : parece que ter na família de pessoas que sofrem de insônia é um fator de risco, embora a ligação genética não tenha sido demonstrada.

– Tendência para reprimir emoções : isso pode se traduzir em problemas físicos, incluindo insônia. As pessoas que não expressam suas emoções durante o dia tendem a arrastar seus problemas para a cama. Inevitavelmente, eles se preocupam e seus esforços para se livrar de pensamentos indesejados raramente funcionam.

–  Ansiedade e hipervigilância : pessoas ansiosas ou hipervigilantes não podem descomprimir na hora de dormir. Pelo contrário, é quando não há mais distração que os pensamentos retornam à força na hora de ir dormir.

–  Hiperatividade mental e fisiológica : A hiperexcitabilidade mental é uma das características mais importantes. Esse termo descreve um estado de agitação mental ou tensão muscular que persiste, por assim dizer, dia e noite. Os pensamentos se acotovelam e a pessoa não consegue esvaziar. O corpo acompanha este estado: tensão muscular, taquicardia e temperatura corporal elevada.

– Drogas e substâncias : a lista de substâncias que perturbam o sono é muito longa (por exemplo, café, chá, tabaco, álcool) e a insônia é um dos efeitos colaterais de muitos medicamentos.

– Doenças crônicas : várias doenças crônicas aumentam o risco de insônia: asma, por exemplo, insuficiência cardíaca, refluxo gastroesofágico, artrite, dor crônica etc.

Consequências da insônia crônica

Sofrendo de insônia crônica provoca vários tipos de conseqüências. Em primeiro lugar, fadiga durante o dia (que é diferente de sonolência, ver definição de termos ). 

Isso geralmente resulta em letargia mental e problemas de concentração e memória. A motivação também é diminuída e um grande esforço é necessário para realizar o que normalmente é uma tarefa simples. A falta de jeito físico também pode tornar as pessoas mais vulneráveis ​​a acidentes (acidentes rodoviários, acidentes de trabalho).

Surpreendentemente, a sonolência não é generalizada mesmo em insones graves. Aqueles que sofrem de insônia geralmente ficam excitados, dia e noite.

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A insônia aguda pode causar considerável sofrimento psicológico e emocional, especialmente quando é percebida como perda de controle. Aqueles que lutam todas as noites contra esses tipos de dificuldades tornam-se mais freqüentemente irritáveis, tensos e deprimidos. Pessoas que sofrem de insônia crônica também podem desenvolver um sentimento de desamparo: o que quer que façam, nada parece facilitar seu sono. Uma insônia não tratada que dura mais de um ano expõe a pessoa a um risco de depressão.

O impacto no moral pode tornar as relações interpessoais (famílias, amigos, colegas) mais difíceis. Pode ir tão longe quanto a retirada social e a evitação de pessoas.

Agora está claro que a insônia crônica está associada a um risco aumentado de ter muitos problemas de saúde.

 A insônia perturba o controle da saciedade e aumenta a atração por alimentos gordurosos e açucarados e, portanto, faz com que você fique gordo. Em pessoas com hipertensão, a insônia aumenta e agrava o problema.

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