É INTELIGENTE CONTAR CALORIAS?

O que duas grandes avelãs nunca têm, 10 batatas e um pedaço grande de bolo macio em comum?Cada um contém 500 calorias cada.ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DIETA E NUTRIÇÃO  TAXA25 de abril de 2018

Você come muitas nozes porque é saudável ou fica longe das batatas porque elas aumentam o açúcar no sangue? Pode ser bom reavaliar e focar no que realmente faz você ganhar peso.

Alimentos diferentes contribuem com diferentes quantidades de calorias (kcal) e capacidade de fazer você satisfeito. Mas se um alimento contém muitas calorias, isso não significa necessariamente que você está saturado. Um refrigerante pequeno e uma banana grande contêm aproximadamente as mesmas calorias, pouco mais de 100 kcal.

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Portanto, se você estiver lutando com excesso de peso, pode ser um lembrete útil para evitar alimentos com alto teor calórico, mesmo se houver os chamados alimentos saudáveis.

QUANTO É 500 KCAL?

No geral, podemos dizer que as mulheres têm uma necessidade diária de cerca de 2000 kcal e cerca de 3000 kcal para homens.Mas lembre-se de que a quantidade varia de acordo com o peso, tipo de corpo e nível de atividade física. Assim, 500 calorias representam cerca de 17% a 20% da necessidade diária e podem ser comparadas a um almoço ou jantar menor.

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Aqui está uma visão geral mostrando quanto 500 kcal está em diferentes alimentos. No topo, à esquerda da lista, você encontrará alimentos de baixa caloria e, no canto inferior direito, estão as grandes bombas de calorias.

Os alimentos nutritivos são iguais aos baixos em calorias e posso comer quantidades ilimitadas dos chamados alimentos saudáveis?ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DIETA E NUTRIÇÃO  TAXA18. abril 2018

Não é necessário contar calorias para manter o peso, mas é inteligente saber um pouco sobre o conteúdo calórico de diferentes alimentos e que baixa caloria não é necessariamente o mesmo que nutritivo.

Se você deseja manter um peso saudável, sem contar as calorias, existem algumas regras simples que você pode seguir.

ALIMENTOS RICOS EM GORDURA

As nozes são saudáveis ​​e contêm ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas úteis. Mas as nozes também são uma das grandes bombas de calorias. 1 xícara de nozes (40 gr) contém 270 calorias, quase a metade de uma porção do jantar.

O mesmo vale para a manteiga de amendoim, que também é rica em nutrição, mas fornece pouco mais de 100 calorias por colher de sopa (17 gramas). O azeite, que devemos comer diariamente para reduzir o risco de doença cardiovascular, contém 115 calorias por colher de sopa (13 gramas).

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Em outras palavras, é fácil exceder a necessidade diária de calorias se os alimentos contiverem muita gordura. É por isso que recomendamos que cerca de 30% das calorias sejam provenientes de alimentos com alto teor de gordura, como peixes oleosos, abacate e óleos vegetais.

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ALIMENTOS COM ALTA FIBRA, ÁGUA E PROTEÍNA

Frutas, vegetais, vegetais de raiz, legumes, bacalhau, atum e frango são alimentos de alta saturação por caloria. Portanto, se sua dieta contém muitos desses alimentos, é mais fácil manter um peso estável e saudável. A quantidade recomendada de frutas e legumes é de 500 gramas por dia.

AÇÚCAR FORNECE CALORIAS VAZIAS

Alimentos com adição de açúcar fornecem as chamadas calorias vazias com pouca saciedade e pouca nutrição. Estes são os alimentos que você gostaria de comer de vez em quando, mas não diariamente. Por exemplo, 100 gramas de chocolate contêm cerca de 570 calorias.

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Além disso, lembre-se de que bebidas diferentes contêm muitas calorias, sem causar saturação específica. Isso se aplica a cerveja, vinho e refrigerantes. Sinta-se à vontade para tomar um smoothie ou suco espremido na hora, mas também considere se você está realmente mais satisfeito com a ingestão dos ingredientes.

Deseja ler mais sobre alimentos e calorias? No caso É inteligente contar calorias, você encontrará uma visão geral dos alimentos com 500 kcal.

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