Benefícios para a saúde do jejum, apoiados pela ciência

Apesar de sua recente popularidade, o jejum é uma prática que remonta a séculos e desempenha um papel central em muitas culturas e religiões.

Definida como a abstinência de todos ou alguns alimentos ou bebidas por um determinado período de tempo, existem muitas maneiras diferentes de jejuar.

Em geral, a maioria dos tipos de jejuns é realizada em 24 a 72 horas.

O jejum intermitente, por outro lado, envolve o ciclo entre períodos de comer e jejum, variando de algumas horas a alguns dias de cada vez.

O jejum demonstrou ter muitos benefícios para a saúde, desde aumento da perda de peso até melhor função cerebral.

Aqui estão 8 benefícios para a saúde do jejum – apoiados pela ciência

1. Promove o Controle do Açúcar no Sangue Reduzindo a Resistência à Insulina

Vários estudos descobriram que o jejum pode melhorar o controle do açúcar no sangue, o que poderia ser especialmente útil para aqueles em risco de diabetes.

De fato, um estudo em 10 pessoas com diabetes tipo 2 mostrou que o jejum intermitente de curto prazo diminuiu significativamente os níveis de açúcar no sangue (1 fonte confiável).

Entretanto, uma outra avaliação constatou que tanto jejum intermitente e de jejum em dias alternados foram tão eficazes como a ingestão de calorias limitar a redução da resistência à insulina (2 Fonte Confiável).

A diminuição da resistência à insulina pode aumentar a sensibilidade do organismo à insulina, permitindo transportar a glicose da corrente sanguínea para as células com mais eficiência.

Juntamente com os potenciais efeitos de jejum no sangue, isso pode ajudar a manter o nível de açúcar no sangue estável, evitando picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue.

Tenha em mente que alguns estudos descobriram que o jejum pode afetar os níveis de açúcar no sangue de forma diferente para homens e mulheres.

Por exemplo, um pequeno estudo de três semanas mostrou que a prática de jejum em dias alternados prejudicou o controle do açúcar no sangue em mulheres, mas não teve efeito nos homens (3 Fonte Confiável).

RESUMOO jejum intermitente e o jejum em dias alternados podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a resistência à insulina, mas podem afetar homens e mulheres de maneira diferente.

2. Promove melhor saúde combatendo a inflamação

Enquanto a inflamação aguda é um processo imunológico normal usado para ajudar a combater infecções, a inflamação crônica pode ter sérias consequências para a sua saúde.

Pesquisas mostram que a inflamação pode estar envolvida no desenvolvimento de condições crônicas, como doenças cardíacas, câncer e artrite reumatóide (4 fonte confiável).

Alguns estudos descobriram que o jejum pode ajudar a diminuir os níveis de inflamação e ajudar a promover uma saúde melhor.

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Um estudo em 50 adultos saudáveis ​​mostrou que o jejum intermitente durante um mês diminuiu significativamente os níveis de marcadores inflamatórios (5 Fonte Confiável).

Outro pequeno estudo descobriu o mesmo efeito quando as pessoas jejuavam durante 12 horas por dia durante um mês (6 Fonte Confiável).

Além disso, um estudo em animais descobriu que seguir uma dieta de muito baixa caloria para imitar os efeitos da redução dos níveis de inflamação em jejum e foi benéfico no tratamento da esclerose múltipla, uma condição inflamatória crônica (7 Fonte Confiável).

RESUMOAlguns estudos descobriram que o jejum pode diminuir vários marcadores de inflamação e pode ser útil no tratamento de condições inflamatórias, como a esclerose múltipla.

3. Pode melhorar a saúde do coração, melhorando a pressão arterial, triglicerídeos e níveis de colesterol

A doença cardíaca é considerada a principal causa de morte em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 31,5% das mortes no mundo (8 Fonte Confiável).

Mudar sua dieta e estilo de vida é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o risco de doenças cardíacas.

Algumas pesquisas descobriram que incorporar o jejum à sua rotina pode ser especialmente benéfico quando se trata de saúde do coração.

Um pequeno estudo revelou que oito semanas de jejum de dias alternados reduziram os níveis de colesterol LDL “ruim” e triglicérides sanguíneos em 25% e 32%, respectivamente (9 Fonte Confiável).

Outro estudo em 110 adultos obesos mostrou que o jejum de três semanas sob supervisão médica diminuiu significativamente a pressão arterial, bem como os níveis de triglicerídeos no sangue, o colesterol total e o colesterol LDL “ruim” (10 Fonte Confiável).

Além disso, um estudo em 4.629 pessoas associaram o jejum a um menor risco de doença arterial coronariana, bem como um risco significativamente menor de diabetes, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas (11 Fonte Confiável).

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